segunda-feira, 2 de julho de 2012

ATIVIDADES CIENTÍFICAS E PROJETOS EDUCACIONAIS


Fotos do acervo do CERN


Em paralelo às atividades científicas, o laboratório da comunidade européia mantém a Escola de Física do CERN para professores de Língua Portuguesa. Neste projeto educacional, procura-se o aperfeiçoamento dos professores de Física das escolas da educação básica e a participação de docentes brasileiros representa uma contribuição importante para melhoria do ensino de Física no Brasil. Portanto, participar da Escola do CERN 2012 representa uma oportunidade de continuar proporcionando um ensino de qualidade aos alunos da Rede Pública Estadual de Pernambuco. Como professor-supervisor do subprojeto PIBID/Física-UFPE, Campus Recife, verifico que esta é uma grande oportunidade de poder contribuir com a qualificação da formação inicial dos licenciandos do curso de Física da UFPE (www.ufpe.br/pibidfisrec).

12 comentários:

  1. julio novaes 2a professor o que vamos estudar em física de partícula ?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Júlio Novaes 2A,
    O nosso projeto está em fase de elaboração. No entanto, é possível mencionar alguns aspectos importantes relacionados aos nosso objetivos de trabalho. Sendo assim, é bom saber que iremos recorrer à História das Ciências para descrever as principais ideias, teorias e modelos científicos utilizados pelos físicos na tentativa de identificar as partículas elementares que formam o Universo e falar sobre a importância da Física de Partículas para a sociedade contemporânea.

    ResponderExcluir
  3. SAMARA - 1ºH- NOVAES
    A FISICA DE PARTICULA, FAZ PARTE DA FISICA MODERNA?
    QUAIS OS ELEMENTOS QUE CONSTITUI ESSA FISICA DE PARTICULA?

    RICARDO, ADOREI O BLOG.
    SUGESTÃO: DETALHAR MAIS SOBRE O ASUNTO E LEVA PARA A SALA DE AULA ESSE EXCELENTE PROJETTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samara 1H Novaes,

      Em primeiro lugar quero lhe dizer que é uma satisfação contar com sua participação nesse espaço que é nosso. Parabéns por essa iniciativa.

      Quando nos referimos à Física Moderna estamos nos referindo aos fenômenos e processos físicos que envolvem as partículas com dimensões muito pequenas. Para você compreender melhor o que é a Física de Partículas, procure responder a seguinte questão:
      Se toda matéria é compostas de átomos (e, por sua vez, todo átomo é composto por prótons, nêutrons e elétrons), Quais são as partículas que formam os elementos que compõem o átomo? A busca por esta resposta irá lhe conduzir aos fenômenos do mundo subatômico, ou seja ao mundo da Física Moderna. Este ramos da Física representa um conjunto de teorias iniciadas iniciadas a partir do trabalho de Max Plank e, posteriormenete, seguiram-se as contribuições de cientistas como Niels Bohr, Erwin Schrödinger, Werner Heisenberg, Louis de Broglie, Max Born, Wolfgang Pauli ou Paul Dirac, citando apenas os mais importantes. Como você pode perceber, existe um longo caminho a ser trilhado para compreender as teorias.
      Em breve iremos dedicar um espaço em nosso blog para minimizar as suas dúvidas e as de outros seguidores.
      Abrço,
      Prof. Ricardo.

      Excluir
  4. Allan Igor 3a Escola Estadual Almirante Tamandaré

    Professor,
    Ouvi-se falar da física de partícula em vários meios de comunicação, contudo a física de partícula dá um verdadeiro nó na cabeça de alunos que se prenderam a física newtoniana. Eu particularmente sinto-me com dificuldades. O que o senhor aconselha para esses alunos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo ao nosso blog. Parabéns por essa inquietação na busca do saber.

      Você está certo em afirmar que os problemas da Física Newtoniana diferem da Física de Partículas. Enquanto a primeira foi condensada pela mente maravilhosa do Isaac Newton, a segunda envolve as contribuições de vários cientistas. Por esta razão, seria interessante fazermos um relato históricos sobre a evolução dos modelos do átomos e das minusculas partículas que compõem sua estrutura. Como dissemos anteriormente em resposta a Samara 1H NOVAES, esse nosso projeto está em fase de elaboração. Brevemente, um dos nosso alunos irá apresentar a linha do tempo das descobertas científicas que envolvem a Física Contemporânea.
      Abraço.
      Prof. Ricardo.

      Excluir
  5. o que quer dizer física de partículas

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. qual o foco principal do nome fisica de partículas??

    ResponderExcluir
  8. para que serve,e o que ele ajuda na comunidade

    ResponderExcluir
  9. Muito bom Profº Ricardo!!!!
    Só falta agora as aulas ter o uso do tablet para pesquisas naquele momento!

    ResponderExcluir
  10. Gabriela Ribeiro Ribas (3 ano B)Novaes Filho.
    A Física de partículas é um ramo da Física que estuda os constituintes elementares da matéria e da radiação, QUAL É A interação entre eles e suas aplicações?

    ResponderExcluir